Ivo Hélcio Jardim de Campos Pitanguy nasceu em Belo Horizonte, MG, no dia 5 de julho de 1923. Filho de Maria Stäel Jardim de Campos Pitanguy e de Antonio de Campos Pitanguy, médico cirurgião. Casou-se em 1955 com Marilu Nascimento, tendo o casal quatro filhos: Ivo, Gisela, Helcius e Bernardo. Faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 6 de agosto de 2016.
Iniciou sua formação profissional ingressando na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e formando-se pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Por meio de concurso para interno de cirurgia geral, iniciou sua formação cirúrgica no Hospital do Pronto-Socorro do Rio de Janeiro, atual Hospital Souza Aguiar, complementada nos Serviços dos Professores George Grey, Josias de Freitas e Ugo Pinheiro Guimarães.
Ao concluir o estágio em Cirurgia Geral no Hospital de Pronto Socorro do Rio de Janeiro, percebeu, que além de salvar vidas, era importante reintegrar o paciente vítima de trauma ao convívio social, fundando assim o Primeiro Serviço de Queimados do Rio de Janeiro, funcionando neste mesmo Hospital.
Percebeu que para tanto, lhe faltava conhecimento para tratar lesões que implicavam desarmonia com a própria imagem. Sentindo que a sua vocação era a cirurgia plástica, inicia longa peregrinação pelo mundo, através de estágios e cursos realizados nos EUA e na Europa, já aliando a prática da cirurgia plástica estética e reparadora ao exercício do ensino.
Retornando ao Brasil, sentiu muita dificuldade em por em prática o que havia aprendido, já que a medicina da época não dava a devida importância à cirurgia reparadora e muito menos à cirurgia estética.
Não havendo internação no Hospital de Pronto Socorro, conseguiu que os pacientes necessitados a continuidade de tratamento, fossem internados na 19ª. Enfermaria da SCM-RJ, criando assim o embrião do Serviço de Cirurgia plástica, e mais tarde fundou o Primeiro Serviço de Cirurgia da mão da América Latina.
A prática e o ensino da Cirurgia Plástica da Escola Pitanguy começou efetivamente em 1959, quando fundou na 8ª. Enfermaria da SCM-RJ, após passando a denominar-se 38ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia, propiciando condições adequadas para a formação do cirurgião plástico. Iniciou assim, uma carreira internacional que o consagraria como um dos maiores cirurgiões plásticos do mundo, mestre de várias gerações.
Em 1961, com o Curso de Cirurgia Plástica já vinculado a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e posteriormente ao Instituto de Pós-graduação Médica Carlos Chagas, pôde, com a colaboração dos médicos residentes, tratar de forma abrangente as vítimas do grande incêndio do Gran Circo Norte-Americano em Niterói, acontecimento que despertou a atenção de todos para a real importância social da cirurgia plástica.
Em 1963, fundou a Clínica Ivo Pitanguy, localizada no bairro de Botafogo – RJ – Doutor honoris causa em diversas universidades brasileiras e estrangeiras, pertenceu a inumeráveis instituições científicas em todo o mundo, sendo condecorado por numerosos países.